METAPOÉTICA DE CARNE E DE OSSOS
A galeria do Centro Cultural UFG acolhe a exposição individual Realidades intrínsecas da artista Filomena Gouvêa, contemplada pelo Edital de seleção de propostas curatoriais para o ano de 2024, e cuja realização oferece pela primeira vez em seu espaço expositivo uma seleção de obras recentes ao público goiano. O nome de Filomena Gouvêa se destaca na cena artística goiana por vários motivos. Em primeiro lugar, devido à importância da sua atuação, bastante profícua, enquanto artista mulher na região do Centro Oeste brasileiro. Mas igualmente pelo laço familiar que une a artista com o irmão dela, o pintor Cleber Gouvêa, cujo nome contribuiu muito para tornar visível a produção goiana na cena artística nacional, a partir da década de setenta.
Filomena Gouvêa se formou na Faculdade de Artes Visuais da UFG, e desenvolveu uma pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, frequentando o Ateliê Livre, sob a supervisão do professor de gravura e artista Zé César. A sua permanência no ateliê teve um papel fundamental em sua trajetória, trazendo uma reflexão adensada sobre a gravura enquanto prática em si, assim como seus caminhos e desdobramentos plásticos e seus possíveis registros experimentais. A exposição traz, antes de tudo, uma reflexão sobre a imagem que se faz urgente, em plena revolução da sua archê digital, quando pretende-se explorar e entender os limiares tradicionais deste meio e processo de expressão visual secular, para fins de pensar em seu possível além da imagem, alvo de uma profunda mudança no campo ampliado.
Observando cuidadosamente as obras selecionadas, surge desde então a seguinte pergunta: como descrever a poética e a experimentação plástica empenhadas nelas? As obras expostas compõem um projeto que se desdobra em duas vertentes, de suma importância, que iniciou com a série nomeada por Filomena Gouvêa de TomosGrafia, de 2009 até o ano de 2013. Série está que se desdobrou em uma segunda série, recebendo o nome de TomosGravura, produzida de 2015 até o ano de 2019. Ambos dos nomes brincam com o uso de
um neologismo que toma todo o seu sentido ao observar e se deleitar, incansavelmente, de cada prova gravada e/ou pintada exposta, assim como poderíamos observar um mapa. Projeto cartográfico in extenso que convida o espectador a percorrer um caminho imaginário de uma corpografia singular. A gama intensa de contrastes coloridos ressoam e lembram as vibrações do scanner que captura cada asperidade escondida, invisíveis ao olhar nu. Tal o processo de inserção ocular que revela, ao longo da sua lenta deriva nos tecidos porosos, os múltiplos meandros da anatomia humana, (re)ligando a razão científica ao seu devir pictórico.
Essa produção, surpreendente, se destaca pelo diálogo que as provas gravadas e pintadas estabelecem com o micro infinito, e sobretudo pela apropriação sucedida de um conjunto de recortes do próprio corpo que a artista desvia da sua função inicial, para e ressignifica essas tomografias frias, para tomar conta dos anseios e outros devaneios metapoéticos da humanidade contemporânea. A obra de Filomena Gouvêa pode ser lida e entendida como um movimento de dentropara fora, semelhante ao que o filosofo Jean-Luc Nancy nomeou, em seu ensaio Corpus como exercício ou prática da excrição, ou seja: “A excrição do nosso corpo, eis por onde se deve passar, antes de tudo. A sua inscrição-fora, a sua deslocação fora-do-texto com o movimento mais próprio do seu texto; o texto mesmo abandonado, deixado no seu limite. Já não se trata de uma ‘queda’, já não há alto nem baixo, todo ele está no limite, no bordo extremo, sem que nada o passo de novo fechar.
”A partir da transferência minuciosa de cada corte anatômico no suporte de papel pelo gesto mecânico, resulta esse processo imersivo e inusitado. Foram nove anos, ao total, necessários para dissecar, entalhar e reunir em um corpus iconográfico presente hoje, todas essas matrizes a partir de um corpo que existiu até então em negativo. Corpus este, articulado por várias topografias orgânicas, ósseas e liquidas, transcritas pelas suas ondas sinuosas. Essas realidades intrínsecas perpassam a linguagem medica ao
tornar a própria representação do corpo da artista em um receptáculo plano de ruídos cromáticos.
As Realidades Intrínsecas de Filomena Gouveia traduzem o desejo, o projeto ontológico de uma aliança entre as artes e a ciência ou, melhor, de uma ciência das artes que questiona e reitera a representação do corpo enquanto lugar fenomenológico dos acontecimentos. Mas ele é igualmente o desejo do corpo enquanto essência atemporal, a consciência da nossa existência, visível e sensível. Esse desejo de corpo é essa força poética, um toque que provem da sua escrita imagética, tão bem descrita pelas palavras de Jean-Luc Nancy, novamente, concluindo que: “o que importa dizer é que isso – tocar no corpo, tocar o corpo, tocar, enfim – está sempre a acontecer na escrita. Talvez isso não aconteça exatamente na escrita, se ela possuir um ‘dentro’; mas ao longo do bordo, do limite, da ponta, da extremidade da escrita, só acontece isso. [...] a escrita tem o seu lugar no limite; e se lhe acontece, portanto, qualquer coisa, é simplesmente o tocar. Tocar o corpo. “
Goiânia, 26 de junho de 2024
Prof. Dr. Samuel José Gilbert De Jesus
Coordenador da Galeria do CCUFG
FILOMENA GOUVÊA – GRAVADORA
Filomena Gouvêa, professora da PUC/GO, é uma das participantes ativas do Ateliê Livre de Gravura da FAV/UFG, e membro do Grupo de Pesquisa em Poéticas Visuais do Programa de Pós–Graduação em Artes e Cultural Visual. Ela é uma irmã mais nova do artista Cléber Gouvêa que foi meu professor, quem me iniciou na gravura, no antigo Instituto de Artes/UFG. Por sua vez, Filó, como é chamada pelos amigos/as, foi minha aluna de gravura na graduação e, posteriormente, minha orientanda no Doutorado em Artes e Cultura Visual da FAV/UFG.
O Ateliê Livre – que Filomena frequentou durante o doutorado e posteriormente também, como cerca de uns vinte alunos que já passaram por ele em sua época - é um espaço para produção, pesquisa e experimentações em gravura. É espaço e momento para os integrantes (alunos, ex-alunos, alunos de Artes e de outros cursos, além de artistas alheios à Universidade) desenvolverem livremente seu trabalho, sua produção artística em gravura e desenvolver sua própria poética e suas próprias experimentações. É espaço e momento de discussões técnicas e poéticas e profícuas trocas de experiências entre os integrantes do Ateliê. Trabalhamos tanto com os procedimentos tradicionais como a xilogravura, a gravura em metal, a serigrafia e a litografia, quanto novas experiências em conceitos, técnicas e materiais.
Como aluna do Doutorado, Filomena desenvolveu uma profunda e madura pesquisa em poéticas visuais, que culminou em sua tese, que denominou “TomosGravura, o corpo entre a ciência e a gravura”. Em sua investigação ela utiliza imagens radiológicas de seu próprio corpo - principalmente da coluna, que transfere para diferentes matrizes – metal, madeira, linóleo, MDF e materiais plásticos para piso – e tira partido das características ou linguagens de cada um desses suportes para produzir imagens impressas que surpreendentemente se assemelham a paisagens e remetem a uma atraente reflexão envolvendo corpo, sentidos, viagens, vida! Fui testemunha privilegiada desse processo.
Nessa exposição, Filomena Gouvêa apresenta, portanto, em suas gravuras, uma poesia delicada e ao mesmo tempo altamente expressiva, particularmente quando emprega, com propriedade, cores diversas, pois, como pintora que também é, tem muito domínio no uso de cores.
Goiânia, maio de 2024
Prof. Dr. José César Teatini de S. Clímaco
Gravador
OPUS 2 - REALIDADES INTRÍNSECAS
Foram várias mostras de TomosGravura na capital goiana, assim como em outras cidades do Estado de Goiás, outras capitais brasileiras e no exterior peruano, participando coletivamente junto ao Ateliê Livre de Gravura da FAV de 2014 a 2023. Entretanto, existiram outras participações de forma individual. Uma coisa é certa: o ateliê de Gravura foi um elemento ímpar nas construções de minha trajetória de gravadora.
Nesta série de gravuras ocorreram muitos movimentos significativos de meu olhar sobre a interioridade do corpo através da Ressonância Magnética, em intencionalidades de conexões visuais desde o início da pesquisa, no sentido de apresentar um relacionamento entre o corpo e paisagens, ou cérebro e visões de mundo, pensando camadas relacionais de humanidade e sociedade, de um corpo vivo e em total capacidade de transformação e/ou superação existencial.
Desse modo, iniciou-se com TomosGrafia (2009-2013) com pintura e gravura antes mesmo de passar a se chamar TomosGravura (2015-2019), no tempo do doutoramento em gravura, com exclusividade a diversas linguagens gráficas e plausíveis expansões desta até a defesa da pesquisa em 2019.
No período pandêmico, houve um hiato nesta série que comportou a criação de “Um lugar sem máscaras” gerando significativas alterações no olhar sobre a RM e o seu nome passou a ser TomosGravura – Opus 2, (2022-2024) já pensando num fechamento da série, valendo de vários eixos semânticos como, “Encarnado” e “Iluminado”.
A pesquisa prosseguiu em “Realidades Intrínsecas”, o que me faz perceber como o último sopro desta série poética pois de forma ampliada, continuo com o intento de abordar questões de existência, pertencimento, feminilidade, religiosidade, devoção, solitude, relacionamentos, potencialidades, habilidades e virtudes como “camadas” de vida; em uso de metáforas ao cérebro, como gemas - pedras já lapidadas de um olhar de quem se sabe “joia de uma criação”, em estruturas significativas que se fazem presentes ou ausentes no corpo, como corpo, atravésdo corpo, e este essencialmente em vida.
Em “Realidades Intrínsecas”, o desejo visual situa-se em ver a arte e a ciência denotando o corpo como fenômeno, cuja realidade essencial é de que os céus governam a terra e tudo que nela contém! A visão então é de que, no corpo humano, céu e a terra se fundem. No corpo, as relações humanas, sagradas e profanas (sociais), se mesclam, tornam-se campo de plausibilidade existencial, real e imaginativa; perceptiva, narrativa e afetiva; e a imagem dele, vista pela RM, para além de se valer somente diagnosticamente, tem consistência capaz de se posicionar poeticamente como campo de miragem de sua matriz perdida, circunstancial, preternatural e eterna.
E, celebrando esta metáfora, a imagem do corpo na linguagem gráfica de “matriz perdida” (técnica subtrativa de gravar a matriz em camadas sucessivas de impossível reversão) associado à pintura acrílica e à aquarela, também em sucessivas camadas, ora transparentes ora não, como fenômenos, que vindo à luz, revelam-se essencialmente “Realidades Intrínsecas”, visíveis
em ponto, linha, plano e cor, nutridos segundo a imaginação que procuro acessar e expressar ressonantemente.
Filomena Gouvêa
Artista Visual
OPUS 2 - REALIDADES INTRÍNSECAS
Desde 2022, TOMOSGRAVURA tem nos feito deleitar diante de um imaginário distintivo. Transcende a realidade tomográfica do ser humano, ultrapassa os limites anatômicos, alcança e inquieta a alma. A ilusão, o debruçar da alma na arte fez-se carne, fez-se corpo e “penetrou, mais afiada que qualquer espada de dois gumes, até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas” e imortalizou as intenções do coração.
Do Gênesis ao calvário, NÓS nos enxergamos e nos perdemos nas CHAMAS para nos reencontrar nos FLUIDOS, lavados e reintegrados no cosmos.
Ficamos deslumbrados, pois tanto o homem quanto a mulher carregam na sua essência a semelhança com o seu Criador e vemos isso com clareza na JOIA DA CRIAÇÃO, na FEMINILIDADE e ISHA.
Tudo evolui e nos impacta com a transformação, pois representando a força, a intuição e a consciência plena associadas às mulheres e à energia feminina, entra em conexão com o divino, em reflexão e oração.
Em OPUS 2 ILUMINADO, Filomena nos mostra que o entrelaçamento e o encadeamento de PLEXO E AMPLEXO nos envolvem e abraçam, fazendo-nos receber essa luz que nos transforma em CORPOS ILUMINADOS visto que as MARCAS da crucifixão expressam que a vivência completa do amor divino nos alcança e transforma. Assim, seremos nós mesmos à medida em que formos capazes de assumir a nossa cruz e as nossas marcas, pois não devemos permanecer imutáveis diante das circunstâncias.
Em 2023 e 2024, os trabalhos de Filomena nos
atropelam como rajadas geladas de vento em ALGENTE e em SUCESSIVAS TRANSFORMAÇÕES e com SINAIS inequívocos de uma guerra interior na plena reconquista de um ego transformado (PLENO), na verdadeira luta da qual não foge (“VERÁS QUE UMA FILHA TUA NÃO FOGE A LUTA”), aterrando sua mente, e protegendo-a contra inundações, construindo açudes (PRESÚRIA) para manter fora do alcance as emoções aterrorizantes. Essas que, muitas vezes, nos transportam para os subterrâneos enigmáticos e obscuros do nosso Eu (SUBTERRÂNEOS I e II). As FORTALEZAS mergulham nas SOMBRAS e em BRANDO RENOVO a PERSONALIDADE e o CARÁTER se agigantam numa TEMPERANTE TRANSIÇÃO. Emerge das sombras a verdadeira ESSÊNCIA que, qual vórtice espiritual, nos conecta com o divino e como na grande comissão transmitida aos DOZE, ligamo-nos aos ensinamentos e fundamentamos o discipulado num plantio fecundo (CAMPO DE PLANTIO I E II).
E PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES me apercebo completamente imersa nesses devaneios do inconsciente e completamente atraída e enfeitiçada pelas cores e traços e a nossa alma se escapa como um pássaro dos laços do passarinheiro.
Dra Ivânia Pimenta Gouvêa
Patologista e Colecionadora
PROCESSO CRIATIVO DA ARTISTA FILOMENA GOUVÊA
O corpo é o lugar de maior expressão e sentido humano, mais que tudo é local de existência, de pertença e de relações. Mais que à própria terra e compromisso, o corpo é o lugar de nosso primeiro cuidado, dele se faz o crivo para tudo. Debruçar-me em pesquisa poética, pensando no corpo como campo de miragem, elucida a intenção desta série TomosGravura que consiste no diálogo entre a ciência radiológica por meio de imagens visuais diagnósticas de Ressonância Magnética e a imagem visual artística em Gravura.
Ambas são imagens visuais da cultura material humana. São socioantropológicas. Entretanto, quando aproprio das imagens da Ressonância Magnética, eu as exploro para além do diagnóstico e as supero para a visualidade em si mesma, reforçando o olhar criativo, metafórico entre e com as imagens.
O desenho revelado nas imagens da coluna cervical e do crânio em Ressonância Magnética, inspiram e motivam à criação. Transferidas para uma matriz de linóleo (borracha) ou xilo (madeira) ou desenhadas primeiramente utilizando metodologias criativas em desenho, manuais ou digitais, por meio de técnicas de transformação da forma, de matriz perdida, amplio o olhar para além delas, inserindo significados poéticos-visuais-expressivos-afetivos e por que não sublimados?
Desse pensar intencional, autoral, cruzo olhares sobre o corpo e sobre paisagens gravadas na mente, em sua maioria e, de forma criativa, nascem relações orgânicas entre imagens apropriando-as de maneira figurativa ou abstraídas, que lembram raras topografias do interior goiano vistas do alto exemplificando a característica horizontalidade topográfica goiana. Basta mudar o sentido vertical das imagens diagnósticas para o horizontal das imagens gráficas, que a organicidade entre elas se associa potencialmente criativas e imaginativas à natureza goiana já vista.
A intencionalidade em TomosGravura é deixar fluir a imaginação criativa, pois esta é uma potência do/no corpo, ousando dizer, de pura vida, não de morte, de transformação das imagens da ciência, para a vida em gravura.
Filomena Gouvêa - (Maria Filomena Gonçalves Gouvêa) – Nasceu em 1963 em Uberlândia (MG) de lá transferiu domicilio para Goiânia-Go em 1976. Começou sua carreira artística aos 13 anos e graduou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás em 1984. Formada, participou efetivamente da produção cultural local e do ensino artístico no âmbito universitário em várias faculdades locais, desde 1994. De 2001 para cá leciona na PUC-GOIÁS nos cursos de Arquitetura e Design desta Instituição. Em 2019 se tornou Doutora em Arte e Cultura Visual, na linha de pesquisa Poéticas Visuais e Processos de Criação sob orientação do Prof. Dr. José César Teatini S. Clímaco, em Gravura, com a tese: TomosGravura, o corpo entre a ciência e a gravura (2019) (FAV-UFG). Participou de exposições recentes em individuais e coletivas em pintura e gravura nas cidades de Goiânia-GO, Jataí-GO, Uberlândia-MG, Rio de Janeiro,Brasília-DF, Lima-Peru e na FARGO, com o grupo 4 Gravadoras, em participou ainda de exposição virtual em DezGravuras.
CV: http://lattes.cnpq.br/8964706250214710
www.filomenagouvea.com.br e @filomenagouvea.artista.com
CONTATOS:
(62) 9688-0104
mariafilomenagg@gmail.com
filomenagouvea.artista@gmail.com
@filomenagouvea.artista
Ateliê: Rua C-185 Qd. 471 Lt. 19 Jd. América. Goiânia-Go
E PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES me apercebo completamente imersa nesses devaneios do inconsciente e completamente atraída e enfeitiçada pelas cores e traços e a nossa alma se escapa como um pássaro dos laços do passarinheiro.
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: Emergindo
Técnica: Linogravura em papel Oriental
Dimensão da matriz: 61,5x 89cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGraa
Título da pintura: Coluna Cervical 3
Técnica: Acrílica sobre tela
Dimensão da matriz: 30x100 cm
Ano: 2013
Título da série: TomosGraa
Título da pintura: Coluna Cervical 2
Técnica: Acrílica sobre tela
Dimensão da matriz: 30x100 cm
Ano: 2013
Título da série: TomosGraa
Título da pintura: Coluna Cervical 5
Técnica: Acrílica sobre tela
Dimensão da matriz: 30x100 cm
Ano: 2013
Título da série: TomosGravura
Título da Gravura: Ressonância
Técnica: Linogravura em papel Oriental
Dimensão da matriz: 64x37 cm
Ano: 2016
Título da série: TomosGravura
Título da Gravura: “Tomos 1”
Técnica: Linogravura
Dimensão da matriz: 94x74cm
Ano: 2014
Título da série: TomosGravura
Título da Gravura: “Tomos 2 ”
Técnica: Linogravura
Dimensão da matriz: 70x110 cm
Ano: 2014
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Orgânicos”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Sucessivas transformações 2”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Ressonância”
Técnica: Linogravura em papel oriental
Dimensão da matriz: 30,5 X 85 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Sombras” – Deus está nas sombras
Técnica: Linogravura em papel oriental
Dimensão da matriz: 30,5 X 85 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Fortaleza- corpo e cerrado”
Técnica: Linogravura em papel oriental
Dimensão da matriz: 30,5 X 85 cm
Ano: 2023
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “crepúsculo matinal”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Subterrâneo I”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 30x42 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Subterrâneo II”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 30x40 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Campo de plantio I”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 30x42 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Campo de plantio II”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 30x40 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Literal”
Técnica: Linogravura
Dimensão da matriz: 40x60 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “interioridade estruturante”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 60X 60 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Ligado”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Sucessivas transformações”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Manto estrutural”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: Equivalência
Técnica: Linogravura em papel Oriental
Dimensão da matriz: 40x60 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Crepúsculo apocalíptico”
Técnica: Acrílico sobre “canvas”
Dimensão: 30x39,5 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Superfície”
Técnica: Acrilico sobre canvas
Dimensão: 30x39,5 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Orgânico”
Técnica: Acrilico sobre canvas
Dimensão: 30x39,5 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Singular”
Técnica: Acrilico sobre canvas
Dimensão: 30x39,5 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Águas”
Técnica: Acrílico sobre “canvas”
Dimensão: 30x39,5 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Tesouros escondidos”
Técnica: Acrilico sobre canvas
Dimensão: 30x39,5 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Topos”
Técnica: Acrilico sobre canvas
Dimensão: 30x39,5 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Algente”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 30x40 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Presúria”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 30x40 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Verás que uma lha tua não foge a luta”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 18x30 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Temperante transição”
Técnica: Linogravura colorida em Canson120
Dimensão da matriz: 12,5 x 30 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Personalidade”
Técnica: Linogravura colorida em Canson120
Dimensão da matriz: 20x20 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Iluminado
Título da Gravura: “Estímulo ”
Técnica: Linogravura colorida em papel Japonês
Dimensão da matriz: 21 X 14 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: Sangüineo
Técnica: Linogravura em papel Oriental
Dimensão da matriz: 30x100 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Caliente”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 70x120 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “livre”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Coluna do Ocidente 1”
Técnica: Mista - Acrílico sobre tela e gravura
Dimensão:120x40 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Doze”
Técnica: Acrilico sobre tela
Dimensão: 120x160 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Céu”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão:100x100 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “ Somos 2”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão:40x60 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “ Somos 3”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 40x60cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Pleno”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 30x40 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Sinais”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 15x20 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Brando Renovo”
Técnica: Linogravura colorida em Canson120
Dimensão da matriz: 12,5 x 30 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Caráter”
Técnica: Linogravura colorida em Canson120
Dimensão da matriz: 20x20 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Essência”
Técnica: Linogravura em papel Japonês
Dimensão da matriz: 28,5 x 29,5 cm
Ano: 2023
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: Recôndito
Técnica: Linogravura em papel Oriental
Dimensão da matriz: 40x60 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Gravura: “Se fez carne...”
Técnica: Linogravura
Dimensão da matriz: 86,5x36,5cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: Formação
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “entre mundos”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Coluna do Ocidente 2”
Técnica: Mista - Acrílico sobre tela e gravura
Dimensão:120x40 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Os Céus governam ”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 120x160 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Terra”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão:100x100 cm
Ano: 2024
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “ Somos 1”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 40x 60 cm
Ano: 2024
Título da série: TomosGravura
Título da Gravura: Abertura
Técnica: Linogravura em papel Oriental
Dimensão da matriz: 13x16 cm
Ano: 2016
Título da série: TomosGravura - Opus 2 Encarnado
Título da Gravura: “Joia da Criação”
Técnica: Linogravura colorida em papel Japonês
Dimensão da matriz: 15,5X 20 cm
Ano: 2022
Título da série: Opus 2 Realidades Intrínsecas
Título da Pintura: “Pra não dizer que não falei das ores”
Técnica: Acrílico sobre tela
Dimensão: 80x120cm
Ano: 2024
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Reitora
Angelita Pereira de Lima
VIce-Reitor
Jesiel Freitas Carvalho
Pró-Reitora de Extensão e Cultura
Luana Cássia Miranda Ribeiro
Diretoria de Culturas e Artes
Francisco Guilherme de Oliveira Junior
EQUIPE CCUFG
Diretora do Centro Cultural UFG
Maria Tereza Gomes da Silva
Coordenador Administrativo
Dorivan Borges Filho
Coordenadora de Programação de Música e Artes Cênicas
Consuelo Quireze Rosa
Coordenador Técnico do Teatro, Ações Culturais e Comunicação
João Victor dos Santos
Coordenador de Programação de Artes Visuais
Samuel José Gilbert de Jesus
Coordenador de Intercâmbio e Ações Educativas
Thiago de Lemos Santana
Assistente Administrativo
Renato Malta
Técnico em Eletrotécnica
Fernando Júlio Barros
Técnico em Audiovisual
Leonardo Eloi Soares de Carvalho
Técnico de Iluminação
Everson Alcântara
Assistente de Artes Visuais
Evelyn de Negreiros Bonfim
Lucas Souza Pereira Miranda
Estagiários(as) de Artes Visuais
Evaldo Fernandes de Q. Neto
Maria Iracilda C. P. Nasciemnto
Nicolas Alves Montefusco
Estagiária de Assessoria de Comunicação e Social Media
Júlia Amorim de Souza
Apoio CCUFG
Betânia Lopes dos Santos
Maria Aparecida Siqueira Santos
Daniel Galdino da Silva
EQUIPE REALIDADES INTRÍNSECAS
Realização e Produção
Filomena Gouvêa
Curadoria
Filomena Gouvêa
Samuel José Gilbert de Jesus
Textos
Dra. Filomena Gouvêa
Dra. Ivânia Gouvêa
Dr. José César Teatine de Souza Clímaco
Dr. Samuel José Gilbert de Jesus
Fotografia
Márcio Silvério
Paulo Dourado
Molduras
Eskema Molduras
Montagem
Filomena Gouvêa
Lucas Gonçalves
Lucas Miranda
Renato Barbosa
Design
Matheus Eller
Apoio / Monitores
Júlia Vasconcelos
Kenzo A. Taniguiti
Luiz Felipe A. Magalhães
Sandy Vieira