da Intenção Autoral e Poética Visual em séries
Esta série "DETALHES" foi meu Trabalho de final de curso com a especialização em Desenho e Pintura sob a orientação do Professor Cleber Gouvêa com mostra expositiva orientada pela profa. Cléa Costa.
ESTA SÉRIE tem trabalhos de 20x20 cm e se expandiu para novos formatos e novas criações estruturais, técnicas e referências. Inicialmente o objeto de pesquisa foi o popular - TÊNIS - com referências de Art Pop, moderna, com uso tridimensional da tela. Algo ainda não pensado no contexto local. O objeto se expandia saindo de sua superfície ao todo suporte. Refletiu sobre uma metodologia que centrou no teórico/prático na metodologia trinitária, sob os estudos de Araujo e na pesquisa visual do artista Glauco Pinto de Morais com suas "locomotivas", obra e autor que conheci pessoalmente quando diretor da Bienal em 1981.
No aspecto pessoal da inspiração eclodia minha própria vida e experiência (no corpo) e no ramo de calçados desde a infância sendo filha de modelista de calçado feminino fazendo ainda meus próprios calçados especiais e por coincidência, após casada com representante comercial e lojista, vivo entre calçados, couros, estética calçadista, lançamentos etc. E ouvia meu pai dizendo desde a infância que "um dia se colocará uma bola de plástico numa máquina e sairá um sapato!".
Sendo assim, percebi o tênis em seu próprio contexto, se popularizou tornando-se o calçado do jovem ao idoso. E sua morfologia sempre primou ao conforto e à beleza contextual e conceitualmente pensado nesta série. Concomitante uma pesquisa pratica acerca da tinta acrílica que ainda era novidade aos estudantes e artistas no período foi realizada. Um olhar "pop" intencionalmente inserido. Esse trânsito de levar ao estético artístico /visual usando da máxima de meu mentor que até sua morte me orientou sabiamente: "não importa o que faz, mas como faz" e "nunca pare de pesquisar" e ainda "nunca deixe de brincar". Foi necessária quando esta série passou a ficar muito série para uma pessoa de tão pouca idade. E foi com o interesse de aprender mais, estudar mais, pesquisar novos rumos que ouvi o dizer "volte à natureza nela sempre se aprende" e foi daí que depois de algum tempo. Já formada dei início a próxima série. Vejamos.
Comments